O que todos já sabiam virou oficial, já que Greg “ Ghostcrawler ” Street, o designer-chefe das mecânicas por trás de World of Warcraft, admitiu que a Horda é melhor que a Aliança sim, pelo menos em um aspecto.
“ Comparando os raciais da Horda com os da Aliança, e vendo como algumas guildas top mudaram para a Horda, podemos dizer que a Horda está mais uma vez um passo a frente ”.
A entrevista completa pode ser lida aqui ( e você precisa saber inglês, porque não sou pago pra traduzir ), onde um dos ícones mais populares do MMORPG fala sobre diversos aspectos técnicos do jogo e do que poderá vir mais a frente ( como mais dailies para torrar seu saco ).
Podemos entender quando um headbanger diz que a Aliança é para gays. Mas quando um funcionário do alto escalão da Blizzard diz que a Horda é melhor em algo, é de se espantar.
Por anos o embate “a Aliança só se fode” vem perdurando em cada expansão e patch. Em Mists of Pandaria, por exemplo, a Aliança perdeu seu único porto seguro no lado leste de Kalimdor. A Ilha de Theramore foi dizimada por uma ogiva-mágica-nuclear, mas nenhuma perda foi sentida pela Horda, para compensar.
Em alguns reinos, como o Azralon, a proporção chega a quase dez hordes para cada ally. A preferência por ser um orc grande e malvado parece ser maior. Também há aqueles que preferem ser Elfos Sangrentos, a única raça “ bonitinha ” da facção.